domingo, 7 de outubro de 2018

POR QUE E COMO ENSINAR ESPAÇO E FORMA NOS ANOS INICIAIS?



Os conhecimentos matemáticos fazem parte da vida da criança desde o seu nascimento. A contagem, relações de quantidades, relações espaciais e propriedades geométricas são construídas pelas crianças nas interações com o meio e com outras pessoas. Para que a criança possa construir conceitos matemáticos, a ação educativa deve promover a formulação de perguntas, provocar desafios e desafiar a representação do pensamento lógico pela criança.
Para Piaget essa estruturação espacial da criança inicia-se pela constituição de um sistema de coordenadas relativo ao seu próprio corpo. É a fase chamada egocêntrica, no sentido de que, para se orientar, a criança e incapaz de considerar qualquer outro elemento, que não o seu próprio corpo, como ponto de referência.
Essas estratégias favorecem as descobertas, a exposição e argumentação de ideias próprias, estabelecimento de relações, organização do pensamento, aprender a situar-se e localizar-se espacialmente, formular e comunicar procedimentos de resoluções de problemas adequados à faixa etária da criança. Essas ações educativas ampliam a visão de mundo da criança, contribuindo para a percepção da utilidade da matemática em seu cotidiano.
Referência:
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2609759/mod_resource/content/3/espaco%20e%20forma%20-%20semana%201.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário