Analise as frases abaixo, tentando identificar as
concepções pedagógicas, psicológicas e epistemológicas que elas revelam.
1 Prof. Ensino Médio: “[A
inteligência] nasce com o homem, eu acho. Ela pode ser desenvolvida, mas ela
não pode ser, digamos, adquirida. [...]. Acho que ela nasce, uns com mais,
outros com menos; ela pode ser desenvolvida, mas acho que ela já vem, acho que
a gente já vem com isso”. (BECKER, F. Epistemologia do professor de
matemática. Ed. Vozes) Processo empirista
2 Profa. de quarta série do ensino
fundamental: “Eu acho que são todos esses estímulos, isso que o professor
faz, de mostrar as coisas [...]. Porque, por exemplo, se tu nunca sentiu o
cheiro de uma maçã tu não vai conseguir ter dentro de ti a noção do cheiro da
maçã, então alguém vai ter que mostrar para ti ou fazer tu sentir o cheirinho
da maçã, aí é que tu vai ter isso construído [sic] dentro de ti. Então, eu acho
que é isso que nós fazemos; nós mais ou menos mostramos a “maçã”, digamos,
assim”. (BECKER, F. Epistemologia do professor de matemática. Ed. Vozes) Processo construtivismo
3 Professor de Ensino Fundamental
e Médio: “O professor é transmissor de conhecimento. [...] mas o
conhecimento, a experiência, isso não se transmite [...]. Para a escola se
tornar realmente um lugar onde se aprenda matemática, tem que passar por uma
grande reformulação que vai desde proporcionar as experiências básicas
fundamentais... o aluno tem que ter aquele momento da vida dele para vivenciar
isso, a escola teria que ser um ambiente de experimentação, praticamente um
laboratório o tempo todo.” (BECKER, F. Epistemologia do professor de
matemática. Ed. Vozes) Processo construtivismo
4 Profa de Ensino Fundamental: “Quando tu abraças uma árvore,
tens a noção perfeita do que será futuramente um cilindro, aquele tronco,
[noção] do que seja uma circunferência; [...] a árvore serrada te dá o contorno
de uma esfera... Creio que a criança pode ter muita facilidade para a
matemática quando ela tem experiências desse tipo”. (BECKER, F. Epistemologia
do professor de matemática. Ed. Vozes) Processo construtivista, a partir de exemplos
práticos.
5 “Isso aí [conhecimento matemático] tem um pouco de tudo, é uma arte,
é principalmente talento da pessoa de [...] conectar um fato com outro e
descobrir: ‘Bah, mas esses dois somados dão essa consequência aqui’. [...] isso
é muito difícil ensinar. Poucas pessoas realmente conseguem. A minha opinião
sobre isso, é que tu consegues ensinar se a pessoa tem talento. [...] E querer
formar muitos matemáticos de boa qualidade, simplesmente achando que a questão
é ensinar para muitas pessoas matemática, não é uma boa política realmente não
dá, não adianta muito.” (BECKER, F. Epistemologia do professor de matemática.
Ed. Vozes) empirista ou apriorista
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