LEV VYGOTSKY
Na contemporaneidade, percebem-se constantes adaptações no universo educacional, a maioria dentro das salas de aula. Conhecer e relembrar alguns dos principais pensadores da Educação enriquece e ressalta a importância de uma formação inspirada e dedicada ao bem social.
Vygostsky desenvolveu uma corrente pedagógica voltada para a criação da cultura, atribuindo um papel relevante às relações sociais nesse processo, que, por isso, se denominou sociointeracionismo. Para ele, o homem é um ser que se forma em contato com a sociedade. ÂNa ausência do outro, o homem não se constrói homemÂ, escreveu o psicólogo que foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
Segundo a teoria de Vygotsky, o que interessa é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa, que só se forma e se desenvolve pelo aprendizado. Outro conceito-chave para ele é a mediação, na qual toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos que traz consigo conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.
Para esse teórico, o ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe e nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes. É a isso que se refere um de seus principais conceitos, o de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância entre o desenvolvimento real (ZDR) de uma criança e aquilo que ela tem o potencial de aprender  potencial que é demonstrado pela capacidade de desenvolver uma competência com a ajuda de um adulto.
Vygostsky, ao elaborar um olhar diferenciado para a gênese humana, possibilita um novo pensar para as práticas pedagógicas, um olhar prospectivo, direcionado para o futuro e não apenas para o que os estudantes já conseguem fazer sozinhos, pois valoriza o que ainda está por ser construído com a ajuda dos outros.
ÂComo Piaget, Vygotsky não formulou uma teoria pedagógica, embora o pensamento do psicólogo, com sua ênfase no aprendizado, ressalte a importância da instituição escolar na formação do conhecimento. Para ele a intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente. Ao formular o conceito de zona de desenvolvimento proximal, Vygostsky mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, 'puxando' dela um novo conhecimento. O psicólogo considerava ainda que todo aprendizado amplia o universo mental do aluno. O ensino de um novo conteúdo não se resume à aquisição de uma habilidade ou de um conjunto de informações, mas amplia as estruturas cognitivas da criança. Assim, por exemplo, como o domínio da escrita, o aluno adquire também capacidades de reflexão e controle do próprio funcionamento psicológico.Â
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